Como fazer um balanço da carreira eficiente
A virada do ano é sempre um momento de reflexão – e pode ser a oportunidade perfeita para avaliar a vida profissional. É um bom momento para se perguntar: “Eu me sinto realizado?”, “Minha empresa oferece as chances de crescimento que desejo?”, “Devo buscar novos desafios?”…
Essa pausa é fundamental para quem deseja manter o desenvolvimento profissional em dia. Mas como fazer um balanço de carreira eficiente?
O primeiro asso é definir aonde você quer chegar no curto, no médio e no longo prazo. (Se você acha difícil prever o futuro distante, não desista: você pode deixá-lo em stand-by e se concentrar nos outros períodos.)
Liste os cargos que gostaria de ocupar; as empresas nas quais teria interesse de trabalhar; a cultura corporativa e o modelo de gestão que mais combinam com o seu perfil. Enumere também quais medidas você precisa tomar para alcançar o emprego que deseja. Depois de fazer esse exercício, é interessante conversar com profissionais mais experientes do que você. Eles poderão fornecer um olhar crítico sobre seu plano de carreira e validar ou aprimorar suas estratégias. Sugiro que você converse sobre o assunto com pelo menos três pessoas de confiança que despertam sua admiração.
Ajuda robótica
A tecnologia também pode ser uma aliada poderosa nesse processo. Com ferramentas de inteligência artificial, boas perguntas e uma revisão criteriosa, é possível construir um plano de carreira robusto. Você pode descrever suas ambições profissionais e seus desafios para o ChatGPT, por exemplo, e conseguir insights valiosos.
Outra solução é o LinkedIn Career Explorer.
A ferramenta sugere mudanças de carreira com base nas suas habilidades atuais – e aponta competências que você precisa desenvolver para facilitar o processo. É uma boa maneira de identificar opções profissionais que passariam despercebidas.
É importante mencionar, porém, que nenhum plano de carreira estará completo sem uma boa dose de autoconhecimento. Para quem deseja mergulhar nesse assunto, o Hogan Assessment é um ótimo aliado. A partir de suas respostas em um questionário, essa ferramenta identifica sua reputação no ambiente de trabalho, seus pontos fortes e os “descarrilhadores” – ou seja, comportamentos que podem comprometer seu crescimento profissional em momentos de pressão ou mudança.
Essa solução ainda permite mapear motivadores de carreira, indicando quais ambientes e atividades realmente trazem satisfação e fazem sentido para você. Com essas informações, é mais fácil definir quais culturas organizacionais combinam com seu perfil e traçar uma estratégia que, ao mesmo tempo, valorize seu potencial e cuide dos seus pontos de melhoria, garantindo um desenvolvimento contínuo e mais eficiente.
Seja objetivo – e flexível
Por fim, pergunte a si mesmo: “Quais habilidades eu preciso desenvolver para alcançar meus objetivos em 2025?”. Talvez você precise melhorar a fluência em um idioma para ampliar as possibilidades de atuação em mercados internacionais. Aprender uma nova linguagem de programação, entender mais sobre análise de dados ou ampliar o conhecimento em gestão de projetos.