Um ano como 2025 pede otimização na alocação de profissionais
As perspectivas políticas e econômicas globais indicam que 2025 será um ano de desafios para empresários e líderes de negócios do Brasil. Um período que pedirá cautela. E é também em cenários como esse que é muito útil a possibilidade de alocar profissionais na equipe com habilidades específicas, conforme a demanda e o período dos projetos, sem a necessidade de um contrato permanente.
No ano passado, essa alocação temporária de profissionais pelo modelo de contratação staff loan foi prioritariamente demandada pela indústria, representando 51% de todos os negócios da Assigna, como está destacado no nosso recente TG Report. Outros dois setores que demandaram muito o serviço foram: FMCG – varejo e luxo (21%) e serviços (19%). Grande parte das cadeiras preenchidas foram nas áreas de RH, finanças e tributação.
Foi um período de intensa disputa por talentos, alta atenção com relação à necessidade de adaptação às mudanças legislativas e muito investimento em tecnologia. Conseguimos, no entanto, contribuir para que o mercado empregador aumentasse sua percepção de valor sobre soluções de contratação que permitem uma resposta mais rápida às necessidades do mercado, garantindo que as equipes estejam sempre atualizadas e alinhadas com as exigências do negócio.
A flexibilidade de escalabilidade tem sido uma das principais vantagens apontadas pelos clientes da Assigna na contratação de profissionais pelo modelo staff loan. Cada vez mais empregadores têm usufruído dos benefícios de poder aumentar ou reduzir a equipe rapidamente, conforme as diferentes fases da jornada da empresa, sem comprometer o fluxo de caixa ou do trabalho.
No meu entender, em 2025, vão estar à frente da concorrência as empresas focadas em otimização. Não apenas no quesito modelo de contratação, mas também com relação à automação de processos. Recomendo, ainda, investir na qualificação contínua da equipe, integrar práticas sustentáveis e inclusivas no modelo de negócios, se manter flexível e adaptável às mudanças de mercado e estabelecer parcerias estratégicas para expandir serviços e oportunidades.
Aos profissionais interessados em atuar pelo modelo staff loan, sugiro foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, além de investir em requalificação para acompanhar novas tendências e adotar flexibilidade para trabalhar em formatos diversos, enquanto cria e mantém um networking qualitativo. Assim, aumenta-se a possibilidade de crescimento e desenvolvimento em uma carreira que expande fronteiras, sem necessidade de abrir mão da estabilidade.