Pequenas empresas podem ter
boas opções

de carreira para executivos seniores

O mito de que só se faz carreira em grandes empresas e que as pequenas não seriam apropriadas para profissionais mais seniores, já vem se desfazendo desde o advento das startups e dos novos modelos de carreira existentes no mercado atual, como a carreira em W e em Y, mais focadas em especialidades e projetos. Hoje em dia é comum que um executivo de multinacional com sólida experiência em grandes empresas opte por uma proposta em uma companhia de menor porte. Mas quais seriam as vantagens dessa decisão?

Basicamente, uma das coisas que mais chamam a atenção de um executivo quando ele tem contato com uma estrutura menor é a proximidade com vários assuntos com os quais ele normalmente não teria contato ou se envolveria muito pouco trabalhando em uma empresa de grande porte. A função que o executivo ocupa nas companhias menores é mais ampla, com um job description mais extenso do que ele teria em um grande conglomerado, e isso independe do cargo. Dessa forma, o profissional consegue ter uma visão holística da companhia, tendo maior visibilidade de todos os processos e contato com diferentes áreas muito mais de perto. Essa proximidade permite que o profissional pense em soluções mais abrangentes, interagindo com todas as áreas e atuando em diferentes níveis – operacional, tático e estratégico. Este comportamento gera uma flexibilidade e adaptabilidade para o executivo que vem sendo muito requeridas no mercado de modo geral.

Poder estar mais próximo da tomada de decisão é algo que muitos profissionais de grandes empresas não conseguem atingir

já que as decisões mais importantes são basicamente tomadas pelo C-Level e board e há pouco ou nenhum espaço para que profissionais em outros níveis façam de fato parte de estratégias que mudam o direcionamento das organizações. Em uma estrutura mais enxuta, todos têm a possibilidade de se envolver direta ou indiretamente e de participar das discussões, planos e metas da companhia.

Obviamente, existem perfis de profissionais que não se encaixam e não se adaptariam a estruturas menores. Se nas grandes empresas existem assistentes para cada tipo de ação, nas menores é provável que não haja tanta mão-de-obra disponível e a carga de trabalho operacional pode aumentar. O executivo das pequenas empresas é geralmente mais multitask e por isso costuma ter um perfil ágil, com muita iniciativa, senso de ownership mais aguçado e é basicamente uma pessoa que gosta de resolver problemas diversos.

 

Como citado acima, a questão de autonomia deve ser bem observada e pode ser uma armadilha, já que existem empresas mais enxutas em que essa autonomia é praticamente inexistente e todas as decisões são muito centralizadas em um único executivo, que geralmente pode ser o dono, sócio majoritário ou presidente. Dessa forma, um ponto a ser cuidadosamente levado em consideração é a cultura da empresa, que tanto nas grandes quanto nas pequenas companhias, influencia muito nessa questão e pode ser fundamental para aceitar ou não uma proposta de trabalho. Por isso, é fundamental investigar esta questão, o que também pode ser feito através de conversas francas com os recrutadores e gestores para entender se a forma de trabalhar da empresa é realmente aquela que se encaixa na expectativa do profissional. Um dos anseios dos executivos seniores, quando buscam o trabalho em empresas de menor porte, é sentir que eles poderão deixar um legado e trabalhar conectados com o seu propósito.

Como citado acima, a questão de autonomia deve ser bem observada e pode ser uma armadilha, já que existem empresas mais enxutas em que essa autonomia é praticamente inexistente e todas as decisões são muito centralizadas em um único executivo, que geralmente pode ser o dono, é o sócio majoritário ou presidente. Dessa forma, um ponto a ser cuidadosamente levado em consideração é a cultura da empresa, que tanto nas grandes quanto nas pequenas companhias, influencia muito nessa questão e pode ser fundamental para aceitar ou não uma proposta para uma empresa menor de trabalho. Por isso, é fundamental ter alguma pista investigar esta questão, o que também pode ser feito através de uma conversas francas com os recrutadores e gestores para entender se a forma de trabalhar da empresa é realmente aquela que se encaixa na expectativa do profissional. Um dos anseios dos executivos seniores, quando buscam o trabalho em empresas de menor porte, é sentir que eles poderão deixar um legado e trabalhar conectados  com um o seu propósito maior do que em grandes companhias. 

Essa escolha vai depender muito do plano que o executivo tem para sua carreira, mas pode acelerar o desenvolvimento de algumas competências comportamentais que demorariam mais para evoluir em estruturas maiores e com hierarquias mais rígidas.

Alexandre Benedetti
Co-founder Talenses Group & Managing Director Talenses

REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Holding brasileira com soluções completas de recrutamento e seleção e capital humano para empresas de diversos setores e portes que buscam atuação consultiva e especializada, independentemente do nível hierárquico. Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, nossa estrutura nos permite atender organizações das principais capitais do Brasil e da América Latina.   

No modelo de contratação permanente, recrutamos talentos em início de carreira, lideranças e posições de Top Management, C-Level e Conselho. No modelo staff loan, realizamos o recrutamento de experts e os realocamos como terceiros ou temporários em projetos pontuais dentro das organizações. Em Tech Recruiting, conectamos empresas à nossa comunidade de profissionais de tecnologia e digital. Já em recrutamento inclusivo, temos uma equipe especializada em processos seletivos afirmativos para vagas corporativas. 

Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 1511 | 9° andar | Brooklin | São Paulo – SP | 04571-011 +55 11 4933-5200 | contato@talenses.com
Rua Helios Seelinger, 155 | Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ | 22640-040 +55 21 3995-22528 contato@talenses.com                                               ©2023 – Talenses Group