Como me desenvolver para trabalhar no mercado financeiro?

A colunista Isis Borge aconselha leitor que deseja fazer uma mudança de carreira.

Você RH Online | Futuro do Trabalho | Isis Borge, colunista de Você RH

“Atualmente trabalho em uma administradora de consórcios e sou estudante de economia. Gostaria de dicas sobre como me desenvolver para trabalhar no mercado financeiro. Tenho muita vontade de trabalhar com empresas de investimentos, porém às vezes me sinto perdido. Por onde devo começar?” Administrador, 28 anos.

A primeira ação que eu sugiro é você verificar na sua faculdade se existem grupos de alunos focados no setor do mercado financeiro. Em várias faculdades existem turmas que se reúnem para se preparar para a entrada no setor. Se tiver, junte-se a eles nos horários livres. Se não tiver, recomendo que você verifique com algum professor a possibilidade de criação desse grupo de estudo extra ou procure por pessoas com interesse comum ao seu. A ideia é que você tenha com quem trocar informações, experiências e percepções fora do horário das aulas.

Há renomadas empresas do setor financeiro que lançam desafios para estudantes com casos reais visando prepará-los. Essas competições têm se tornado uma das portas de entrada para jovens talentos que desejam ingressar no setor. Os desafios podem variar em formato, mas geralmente incluem a resolução de problemas financeiros, análise de dados, modelagem financeira ou a apresentação de recomendações de investimento. Algumas organizações, inclusive, oferecem vagas de estágio e de emprego para os vencedores, além de prêmios em dinheiro.

É importante mencionar que essas competições são desafiadoras. Mesmo se você não for o vencedor, a experiência o ajudará a compreender melhor o setor e o preparará para fornecer respostas sólidas nos processos seletivos. A participação nessa experiência poderá ser um diferencial em sua candidatura em relação a outros candidatos.

Esse tipo de experiência ajuda, também, a entender mais sobre as atividades da profissão. Existe um certo glamour que envolve o mercado financeiro, pois as pessoas sabem que é um setor que remunera muito bem. Nos desafios, você terá a oportunidade de descobrir se, de fato, gosta da atividade por meio de uma vivência prática, além de auxiliar na expansão de sua rede de contatos, interagindo com profissionais que atuam na área e com outros estudantes interessados em finanças.

Um ponto importante para atuar no setor é o domínio de idiomas, principalmente o inglês. Ainda que você não vá utilizá-lo todos os dias, a habilidade costuma ser um fator de desempate nos processos seletivos mais disputados. Coloque no seu radar aprimorar o inglês se ele não estiver fluente. Vale lembrar que, hoje em dia, existem muitas ferramentas, inclusive gratuitas, que podem te ajudar nesse aprendizado, mas é preciso dedicação.

wepik-export-20240220175818kVFk

Gosto sempre de destacar que uma empresa do mercado financeiro, assim como qualquer outra, tem várias áreas. Seria interessante você pensar em qual delas você se imagina trabalhando. As áreas mais disputadas são as que estão por trás da estruturação dos valuations, as comerciais que captam clientes e oportunidades de negócios e as que atuam nos estudos de planejamento estratégico.

Dependendo do seu foco, enquanto se prepara para uma possível migração para uma nova empresa, você poderia buscar uma movimentação lateral na sua companhia atual para áreas que te aproximem dessa finalidade. Pode ser, por exemplo, migração para funções comerciais ou a área de finanças ou de planejamento estratégico. Essa experiência vai te ajudar no futuro.

Outro ponto de atenção são as habilidades comportamentais, um importante diferencial nos processos seletivos, principalmente na fase de desempate. Tudo o que você puder fazer de atividades extras que te ajudem a melhorar os chamados soft skills é bem-vindo para os processos seletivos e também para a vida como um todo.

Os esportes te darão preparo emocional, resiliência e foco. Se você precisar melhorar a comunicação, é bom ler bastante, além de considerar atividades extras como, por exemplo, aulas de teatro. Para melhorar o raciocínio lógico vale desde estudar xadrez até fazer simulados do Graduate Management Admission Test (GMAT). Enfim, procure por atividades extras para aprimorar e/ou desenvolver habilidades comportamentais requisitadas nos processos seletivos.

As pessoas sempre me perguntam se, para entrar no mercado financeiro, elas deveriam buscar as certificações como o CPA, CEA, CGA, AAI e CNPI, entre outras. Na minha opinião, sim, os certificados serão importantes no futuro. Mas sem saber exatamente com o que você vai trabalhar acredito que seja cedo para ir em busca de qualquer uma dessas certificações. O ideal seria buscar vagas no setor sem distinção e, posteriormente, já contratado e com uma maior compreensão do escopo de atuação, focar em obter a certificação mais adequada.

Isis Borge

Managing Partner Talenses Group & Executive Director Talenses

REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Holding brasileira com soluções completas de recrutamento e seleção e capital humano para empresas de diversos setores e portes que buscam atuação consultiva e especializada, independentemente do nível hierárquico. Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, nossa estrutura nos permite atender organizações das principais capitais do Brasil e da América Latina.   

No modelo de contratação permanente, recrutamos talentos em início de carreira, lideranças e posições de Top Management, C-Level e Conselho. No modelo staff loan, realizamos o recrutamento de experts e os realocamos como terceiros ou temporários em projetos pontuais dentro das organizações. Em Tech Recruiting, conectamos empresas à nossa comunidade de profissionais de tecnologia e digital. Já em recrutamento inclusivo, temos uma equipe especializada em processos seletivos afirmativos para vagas corporativas. 

Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 1511 | 9° andar | Brooklin | São Paulo – SP | 04571-011 +55 11 4933-5200 | contato@talenses.com
Rua Helios Seelinger, 155 | Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ | 22640-040 +55 21 3995-22528 contato@talenses.com                                               ©2023 – Talenses Group