Qual é o seu bem mais precioso?

Isis Borge Sangiovani
Managing Partner no Talenses Group & Executive Director na Talenses
Colunista da VocêRH e do Valor Econômico

Estima-se que uma pessoa adulta toma cerca de 35 mil decisões por dia, das pequenas e simples às grandes e complexas. Em geral, as minhas escolhas são bem calculadas. Mas uma, em especial, tem demandado cada vez mais a minha atenção: o que fazer com o meu tempo. Para mim, o tempo é o bem mais precioso que temos. E, hoje, procuro converter tudo o que eu faço em quanto tempo da minha vida aquilo vai custar.

E, nesse momento de virada de ano, é importante a reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso tempo. Quais são os compromissos e hábitos que valorizamos mais e menos? Quanto tempo você tem dedicado a esses momentos? Quanto tempo você tem que trabalhar para pagar algo que quer comprar? Após fazer essa conversão, acha que a compra vale mesmo a pena?

Pensando na sua carreira, que ocupa grande parte da nossa vida, te convido a fazer algumas reflexões. Minha proposta com esse exercício é que você pense no que fará ao longo do novo ano para que a sua trajetória profissional tenha mais significado. Então, coloque em um papel:

1

1

Quais são as suas sensações e percepções quando pensa no seu atual escopo de trabalho e na cultura da empresa em que atua?

1

2

Nos momentos em que você foi mais feliz profissionalmente quais foram os fatores que geraram esse sentimento?

 

1

3

Existem elementos nesse cenário imaginado que você pode perseguir para alcançar em um futuro próximo?

 

1

4

O que você gostaria de manter ou de mudar na sua vida profissional em 2024?

 

1

5

Se eu te pedisse para descrever o trabalho ideal para você, como ele seria?

 

1

6

Seus valores estão alinhados aos das pessoas que trabalham com você?

 

1

7

Na empresa em que está conseguirá atingir seus objetivos profissionais?

 

1

8

Como você se sente com relação ao seu momento profissional atual?

 

1

9

Os locais que você frequenta são ambientes positivos ou tóxicos?

 

1

10

O que te impulsiona a sair da cama todos os dias?

 

1

11

As pessoas ao seu redor te fazem bem?

 

1

12

O que te move?

 

Acredito que, perguntas como essas, nos ajudam a fazer uma revisão no nosso plano de carreira e de vida e, consequentemente, na busca por mais propósito no dia a dia. Mas, claro, não basta apenas se questionar. Depois dessa reflexão, é preciso elaborar um plano de ação.

Pense, de uma forma mais ampla, o que você precisaria fazer para viver de uma forma mais alinhada com os seus desejos. Nessa investigação pessoal, avalie, inclusive, se você quer continuar fazendo o que faz hoje ou se teria disposição para uma mudança, seja ela simples ou radical. 

Como você sabe, trabalho como recrutadora, mudando vidas o tempo todo e vendo as pessoas se movimentarem profissionalmente. Com frequência, nas salas de entrevista, os candidatos compartilham comigo o sonho de mudar de país, retornar para o Brasil, trabalhar em uma empresa mais acolhedora, não ter tanta pressão no dia a dia, ter mais benefícios no trabalho… Pense no que você deseja e planeje as ações.

Para trabalhar na Europa, por exemplo, onde falta mão de obra qualificada, um caminho é se candidatar nos sites de empregos locais. Algumas companhias têm se disposto a pagar todo o processo de visto de trabalho para os profissionais estrangeiros que desejam contratar e que não têm a cidadania. Com planejamento, organização e preparo, tudo é possível. Acredite!

Eu ouço muitas histórias inspiradoras de mudanças de rotas na carreira e noto que algo em comum entre os protagonistas desses relatos é a disposição dessas pessoas para vencer os próprios medos e partir para a ação. Aqui, vale lembrar que medo bom é aquele que nos deixa mais prudentes diante de uma decisão a ser tomada. Aquele que nos paralisa só serve para nos fazer procrastinar e atrasar a nossa vida.

Outra questão importante: não adianta ter tempo e não ter bem-estar para usufruir dele. Então, considere incluir na sua agenda de 2024 tempo para cuidar de si. Isso quer dizer incluir bons hábitos na rotina, como exercícios físicos e exames periódicos, e também começar a excluir do dia a dia tudo o que impacta negativamente a sua qualidade de vida. Afinal, como dizem por aí, quem não arruma tempo para cuidar da saúde, possivelmente, vai precisar encontrar tempo para cuidar de alguma doença.

As empresas precisam de pessoas produtivas, mas muitas já entendem que a produtividade também depende de colaboradores saudáveis e de bem consigo mesmo. Então, reserve um tempo na agenda para o autocuidado e estar perto de pessoas que são importantes para você. Isso te dará melhor energia na vida pessoal e profissional.

Do meu lado, eu gosto muito da minha profissão como headhunter, pois ela me permite ter uma agenda mais flexível, apesar de intensa. Tenho três filhos pequenos e, depois que eles nasceram, senti a necessidade de ser mais eficiente durante o expediente para poder estar mais presente na vida deles e do meu marido.

Também tenho refletido mais sobre uma questão: para eu estar bem para o futuro, preciso estar fazendo algo que eu goste e com pessoas que fazem bem para mim. Felizmente, estou muito bem onde estou, na vida e na carreira. Porém, não considero isso como sorte. É resultado de pequenas boas escolhas ao longo de toda a minha vida e constantes revisões e ajustes com relação aos rumos da minha vida.

Tenha a coragem de tomar as rédeas da sua vida nesse ano novo. Opte por viver todos os dias e não apenas sobreviver.

Bora planejar 2024?

ISIS borge sangiovani
Managing Partner no Talenses Group & Executive Director na Talenses
Colunista da VocêRH e do Valor Econômico

REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Holding brasileira com soluções completas de recrutamento e seleção e capital humano para empresas de diversos setores e portes que buscam atuação consultiva e especializada, independentemente do nível hierárquico. Com escritórios em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, nossa estrutura nos permite atender organizações das principais capitais do Brasil e da América Latina.   

No modelo de contratação permanente, recrutamos talentos em início de carreira, lideranças e posições de Top Management, C-Level e Conselho. No modelo staff loan, realizamos o recrutamento de experts e os realocamos como terceiros ou temporários em projetos pontuais dentro das organizações. Em Tech Recruiting, conectamos empresas à nossa comunidade de profissionais de tecnologia e digital. Já em recrutamento inclusivo, temos uma equipe especializada em processos seletivos afirmativos para vagas corporativas.

No modelo de contratação permanente, recrutamos talentos em início de carreira, lideranças e posições de Top Management, C-Level e Conselho. No modelo staff loan, realizamos o recrutamento de experts e os realocamos como terceiros ou temporários em projetos pontuais dentro das organizações. Em Tech Recruiting, conectamos empresas à nossa comunidade de profissionais de tecnologia e digital. Já em recrutamento inclusivo, temos uma equipe especializada em processos seletivos afirmativos para vagas corporativas. 

Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 1511 | 9° andar | Brooklin | São Paulo – SP | 04571-011 +55 11 4933-5200
Rua Helios Seelinger, 155 | Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ | 22640-040 +55 21 3995-22528 
Rua Gustavo Ambrust, 36 | Nova Campinas | Campinas ,SP | 13092106 |  +55 19 9 7172-0082                                                                        ©2023 – Talenses Group