Como aproveitar o tempo livre?

Foto de Isis Borge

Isis Borge

Compartilhe com sua rede

Como aproveitar o tempo livre?

Isis Borge Sangiovani
Managing Partner no Talenses Group & Executive Director na Talenses
Colunista da VocêRH e do Valor Econômico

O final de semana está logo aí. Como aproveitar o tempo livre e ainda agregar algo de positivo para a carreira?

Eu recomendo três práticas:

1

1

Inicie ou continue a leitura de um livro

Acredito muito que a leitura é uma ótima oportunidade de aumentar não apenas o nosso conhecimento, mas também o nosso repertório de vocabulário e boas ideias. Alguns livros sobre negócios e carreira que li e recomendo são: A arte da guerra (Sun Tzu), Good to great (Jim Collins), The speed of trust (Stephen Covey e Rebecca Merrill), Execução (Larry Bossidy e Ram Charan) e A estratégia do oceano azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne).

2

2

Repense a vida e a carreira

O tempo livre também pode ser um ótimo momento para pensar na nossa saúde física, mental e emocional, reavaliar nossas escolhas e nossos próximos passos, entender se estamos realmente conectados com o que valorizamos. Nesses momentos, podem ser úteis perguntas, como: “Estou feliz?”, “Gosto do meu atual desafio?”, “Encontro realização no meu dia a dia?”, “O que poderia ser melhor ou diferente?” ou “Como realmente está a minha qualidade de vida?”.

3

3

Faça uma lista de pessoas que quer ter por perto

Todos sabemos o valor do networking. Mas quanto tempo da nossa semana reservamos para estarmos realmente conectados com outras pessoas? Que tal, então, fazer uma seleta lista de pessoas com as quais gostaria de retomar o contato, iniciar uma conversa ou estreitar o relacionamento? Com esses nomes em mãos, reative um contato por semana, quinzena ou mês. Com consistência, isso pode virar um ótimo hábito.

Acredito que tudo o que listei acima é ótimo para a vida e a carreira. Mas preciso confessar que, particularmente, vejo também muito valor em aproveitar alguns momentos para fazer exatamente nada. Simplesmente descomprimir a mente ouvindo uma boa música, apreciando uma paisagem ou descansando no silêncio.

Tudo é uma questão de equilíbrio.

 

ISIS borge sangiovani
Managing Partner no Talenses Group & Executive Director na Talenses
Colunista da VocêRH e do Valor Econômico

Tags

Veja mais posts relacionados

Veja mais posts relacionados