Consegui meu primeiro emprego! E agora?

O primeiro emprego vem acompanhado de expectativas e medos que podem atrapalhar os profissionais em início de carreira, já que podem dificultar a adaptação e a superação dos primeiros desafios no mercado de trabalho.  

Falta de experiência

Este é o principal desafio e não apenas pelos motivos óbvios, já que o empregador sabe que é o primeiro emprego do contratado e não deve exigir performance além do esperado, mas porque deste fator desencadeiam outras questões como o medo do novo. O profissional não sabe o que vai encontrar e como vai ser a rotina, já que nunca passou por uma situação semelhante antes e isso pode gerar uma ansiedade além do natural. 

Para vencer este primeiro e mais complexo desafio, é importante que a pessoa tente trazer à mente outras situações parecidas, como a do primeiro dia na faculdade, primeiro dia no intercâmbio e mudanças ao longo da vida. Dessa forma, a mente se abre para a parte boa de uma nova experiência e não para o medo que paralisa. 

 

Expectativa exagerada

A velocidade das gerações millenial e Z, que estão entrando no mercado de trabalho, é bem diferente das gerações anteriores. Isso traz muitas vantagens, mas também um ponto negativo que é o fato de muitas vezes não saber esperar por oportunidades, mais conhecimento e mais experiência. Conseguir uma primeira oportunidade de trabalho e ter a expectativa de que em poucos meses possa subir de cargo é uma meta irreal na maioria dos casos. 

Portanto, é recomendável alinhar as expectativas com o gestor e entender como funcionam as promoções e plano de carreira na empresa antes de criar expectativas incompatíveis com a realidade e acabar frustrado. Aproveite para aprender tudo, compreender as áreas em que tem interesse em atuar, ganhar experiência e só então direcionar seus esforços para seu objetivo de carreira. 

 

Administração de tempo

Um terceiro desafio do profissional iniciante é a administração do tempo. Em geral este profissional ainda está terminando os estudos e tem dificuldade em conciliar trabalho, estudos, horário de descanso e vida social.  Neste caso, o melhor a fazer é se organizar e definir muito bem o tempo que cada uma dessas variáveis terá na vida do profissional. 

O início da carreira é uma grande aventura e o começo de uma nova vida. Os desafios são naturais e esperados e devem ser superados com calma, organização e humildade. Não há nada errado em pedir ajuda, orientação e feedback sempre que necessário, afinal, o profissional está começando a construir sua carreira. 

Rodrigo Vianna 

CEO da Mappit 

REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Holding brasileira com soluções completas de recrutamento e seleção e capital humano para empresas de diversos setores e portes que buscam atuação consultiva e especializada, independentemente do nível hierárquico. Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, nossa estrutura nos permite atender organizações das principais capitais do Brasil e da América Latina.   

No modelo de contratação permanente, recrutamos talentos em início de carreira, lideranças e posições de Top Management, C-Level e Conselho. No modelo staff loan, realizamos o recrutamento de experts e os realocamos como terceiros ou temporários em projetos pontuais dentro das organizações. Em Tech Recruiting, conectamos empresas à nossa comunidade de profissionais de tecnologia e digital. Já em recrutamento inclusivo, temos uma equipe especializada em processos seletivos afirmativos para vagas corporativas. 

Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 1511 | 9° andar | Brooklin | São Paulo – SP | 04571-011 +55 11 4933-5200 | contato@talenses.com
Rua Helios Seelinger, 155 | Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ | 22640-040 +55 21 3995-22528 contato@talenses.com                                               ©2023 – Talenses Group