Cuturas Tóxicas
e os impactos no clima organizacional e carreiras
Chegamos à 15a edição da HR Lenses com um tema que ganhou propulsão após a pandemia e hoje está sob os holofotes de lideranças e boards executivos em todo o mundo.
‘Culturas tóxicas e os Impactos no Clima Organizacional e Carreira’ é baseada nos resultados da mais recente pesquisa proprietária do Talenses Group, em parceria com o prof. Paul Ferreira, da FGV-EAESP, somada aos insights trazidos por especialistas e lideranças de RH sobre este tópico que pede – e muito – a nossa atenção.
O fato de quase metade dos entrevistados na pesquisa ter relatado experimentar desrespeito, desvalorização, comportamentos antiéticos entre seus colegas e insegurança em seus trabalhos mostra que ainda há muito a ser feito para tornar nossas organizações lugares saudáveis e acolhedores. Mais crítico é saber que apenas 3.6% dos entrevistados nunca experimentou comportamentos prejudiciais ou tóxicos de seus gestores, mostrando que, apesar das boas intenções das lideranças, ainda há uma jornada longa de autoanálise e de abertura de espaços relacionais seguros para que a mudança aconteça.
Esperamos que esta HR Lenses amplie a compreensão de quais são os fatores que acarretam em culturas ainda tão nocivas. E, principalmente, que ajude a entender como mudá-las. Lembrando que esta não é uma responsabilidade a ser carregada sozinha, e sim a ser compartilhada, com diálogo, coragem e transparência. Os velhos paradigmas ainda estão presentes e só se transformarão com um esforço ativo e intencional de cada liderança que compreender que o impacto negativo perpetuado por culturas tóxicas afeta não só as equipes, os lucros ou a economia, mas principalmente a elas mesmas.
Boa leitura!
Luiz Valente
CEO do Talenses Group