Dicotomias no futuro do trabalho
Entenda como os gestores podem tomar decisões sobre os modelos a adotar em meio a tantas incertezas.
Após a pandemia, as preocupações com o Futuro do Trabalho se tornaram ainda mais frequentes. Mas e com o amanhã do futuro do trabalho? Aquele que já é presente e nos pede tomadas de decisões rápidas e certeiras enquanto ainda estamos compreendendo as possibilidades de ação?
Nesta pesquisa, resultado do estudo inaugural do think tank AFTr – Amanhã do Futuro do Trabalho, buscamos novos olhares para essas questões. Olhares resultantes de um momento histórico onde as divergências e as complementaridades ganham ainda mais destaque a partir de um cenário de alta complexidade, marcado pelos desdobramentos da pandemia, tecnologias emergentes aceleradas, algoritmos que moldam nossas bolhas de opinião, além das diversas crises econômicas e sociais.
Para isso, mergulhamos em aspectos pertinentes sobre o futuro do trabalho para investigar quais caminhos apontam maior convergência – ou dissonância – e podem nos ajudar a traçar próximos passos em nossos negócios com maior coerência, mesmo entre as dicotomias tão características do nosso momento. Dicotomias estas que se tornaram o tema deste report.
Com ele, esperamos dar clareza às questões opostas e simultaneamente complementares que já estão moldando o amanhã do futuro do trabalho. Para tanto, basta observar: as afirmações que apresentam maior concordância são as mais seguras de serem implementadas pelos gestores em suas tomadas de decisão. As que apresentam maior discordância merecem maior cautela. E as ainda indefinidas possuem espaço para serem debatidas e cocriadas com os colaboradores e outros stakeholders. Com isso, esperamos que você amplie sua percepção sobre estes pontos e ganhe consciência sobre onde agir com mais cautela e consistência.
Boa leitura e contamos com você para cocriar conosco o Amanhã do Futuro do Trabalho!