Férias: como aproveitá-la melhor?
Colunista da VocêRH e do Valor Econômico
Ter um período de descanso é imprescindível para nos mantermos produtivos e sãos. Não é saudável para você e nem para os negócios da empresa em que trabalha quando o seu corpo e a sua mente são levados ao limite da exaustão. Os altos índices de burnout no Brasil e no mundo estão aí para corroborar isso.
Entendo, porém, que, mesmo tirando férias, muitas pessoas não conseguem descansar de maneira adequada. Algumas não têm verba suficiente para viajar e, realmente, se desconectar da rotina. Outras adiam viagens por não ter companhia. Há, ainda, aquelas que precisam utilizar o período de descanso para resolver questões pessoais que demandam mais dedicação.
Seja qual for o seu caso, eu gostaria de compartilhar algumas sugestões para te ajudar a aproveitar melhor essa merecida e devida pausa no trabalho:
1
Traga para mais perto de você as pessoas que te fazem bem
Seja em casa, em uma viagem ou em passeios simples, aproveite o período de férias para organizar momentos de qualidade com as pessoas que te fazem bem, que te inspiram, que despertam sentimentos bons em você. Converse, esteja por perto e permita-se fortalecer a conexão entre vocês. Isso é parte de uma vida que vale a pena ser vivida.
2
Retome ou crie contatos profissionais importantes
Com quais pessoas do seu ciclo profissional você gostaria de ter um momento para a troca de ideias e percepções? Se você não for viajar, o seu período de férias pode ser o momento ideal para agendar cafés e almoços para fortalecer ou ampliar o networking. Vai ser mais produtivo, porém, se esse for um encontro de conexão e não para pedido de favores.
3
Explore um conhecimento ou uma paixão
Férias em casa pode ser, ainda, o momento para um curso intensivo de alguma habilidade técnica, como o aprendizado de idiomas. Mas, também, pode ser a ocasião para total descompressão com algo que te encanta, como experiências relacionadas à fotografia, desenhos, culinária, artesanato ou esportes, por exemplo.
4
Participe de ações voluntárias
Existe uma série de ONGs que oferecem hospedagem e alimentação em troca de horas de trabalho. Nesses casos, em geral, o voluntário custeia apenas o transporte. Entre as organizações que conheço no Brasil, destaco a Casa do Rio, o Projeto Tamar e a Casa Taiguara. Fora do País indico: Piece Corps, GVI (Global Vision International), IVHQ (International Volunteer HQ), Volunteers for Peace (VFP), Cross-Cultural Solutions, Global Volunteers, African Impact e Projects Abroad.
5
Hospede-se em troca de trabalho temporário e novas aventuras
Você sabia que é possível se hospedar em uma vinícola na Europa ou em uma praia paradisíaca na Tailândia em troca de meio período de trabalho em alguma atividade do local, tornando a viagem mais acessível? Eu já vivenciei uma experiência desse tipo pela World Packers e foi incrível. Outras organizações sérias nessa conexão entre anfitriões e viajantes são: Workaway, HelpX, WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms), Hostelling International (HI) e Volunteers Base.
No artigo “Tiro férias ou não?”, que escrevi para o Portal da Revista Você RH, eu detalho um pouco mais sobre o que penso quando o assunto é pausa no trabalho.
Quais são suas dicas para aproveitar melhor as férias?.