O ano de 2026 do Talenses Group (TG) começou com algumas novidades. Uma delas é que, eu, Paulo Moraes, migrei da diretoria da LANDtech para a liderança do Laboratório de Inovação em RH do TG. Faço essa transição transferindo minhas atribuições anteriores ao Alexandre Benedetti, que também atua como Diretor Geral da Talenses.
A minha movimentação da área de serviços para produtos acontece em um momento particularmente importante para o mercado de recrutamento e seleção. Digo isso porque a Inteligência Artificial já não se limita a moldar ferramentas. Ela tem redefinido os processos de gestão de novos talentos, da triagem de candidatos à escolha do profissional mais adequado para a vaga.
Soluções com IA também têm o potencial de elevar a experiência dos candidatos, reduzindo o tempo e os ruídos do processo. Mas todo esse avanço exige responsabilidade. É fundamental estabelecer critérios claros nas dinâmicas, garantir transparência nas ações e mitigar vieses. Entendo que esse é o caminho mais seguro para que a inovação não se traduza em mais desigualdades, além de riscos éticos ou reputacionais.
Já eu, Alexandre, chego à LANDtech em um cenário de defasagem crônica: muitas vagas em tech e digital, mas poucos candidatos qualificados para ocupá-las. Não necessariamente por desinteresse dos profissionais. Na verdade, a tecnologia é que tem avançado em um ritmo sem precedentes, antes mesmo da criação de cursos formais sobre os novos temas. Com isso, o perfil do profissional desejado muda constantemente.
Trago para a empresa minha experiência em gestão, mercado, negócios e análise de tendências. No dia a dia, contarei com a excelência técnica do time de recrutadores que permanecem na companhia. E, claro, o Paulo segue como a principal referência em tech e digital para todos nós do Talenses Group, principalmente em momentos estratégicos do negócio.
Um fato curioso nesse movimento é que, mais uma vez, as trajetórias minha e do Paulo estão se cruzando. Ingressamos no mercado de recrutamento e seleção no mesmo ano, 2007, e na mesma companhia. Estamos no Talenses Group desde o início da operação. Ao longo desse período, compartilhamos experiências, projetos e ideias, descobrindo afinidades na forma de pensar e fortalezas complementares.
Com ele em produtos e eu em serviços, teremos ainda mais oportunidades de troca. Isso porque as perspectivas é que a LANDtech siga em atualização para acompanhar as mudanças e os desafios do mundo. Sempre a partir de passos conscientes de evolução, potencializando tudo aquilo que já funciona bem dentro do Talenses Group. Assim, todos ganham.